Nós, enquanto estudantes, temos muitas vezes que fazermos trabalhos acadêmicos para diversas áreas do conhecimento: História, filosofia, biologia, matemática, língua portuguesa, sociologia, entre outras. Mas onde podemos fazer nossas pesquisas? Será que só existem sites? Só a internet é uma fonte de pesquisa? E quais sites são confiáveis?
A internet é uma ótima fonte de pesquisa que nos propicia muitas oportunidades: livros, enciclopédias, imagens, reportagens, vídeos, entre outras informações disponíveis nas mais diversas maneiras. Mas é preciso termos cuidado com a maneira como replicamos as informações! É preciso ter atenção em como adaptamos o que lemos, em como interpretamos e em como fazemos uso das fontes!
Muitos professores dizem para não usarmos a wikipedia, por exemplo, como fonte de informação. Penso que tudo é uma fonte de informação. Nós leitoras e leitores, é que precisamos nos atentar para as maneiras como elas estão postas e também precisamos fazer o cruzamento delas. Ou seja, se for fazer uma pesquisa utilizando o Google web – www.google.com.br, abra diversos sites e compare as informações contidas neles.
Para enriquecer seu trabalho, outras ferramentas de pesquisa podem te ajudar como, por exemplo, o Google acadêmico - https://scholar.google.com.br/, onde é possível encontrar diversos artigos e trabalhos feitos no âmbito academicista que podem te ajudar: são textos não muito longos e que trazem seus objetivos e informações de forma mais clara pelos autores.
Também podemos utilizar o Google books que pode trazer algum livro ou capítulo de livro com o tema que você está estudando.
Além da internet, na sua escola, você pode procurar um local que é excelente para encontrar informações diversas: a biblioteca! Nela é possível encontrar enciclopédias mais confiáveis como a Barsa ou a Larousse Cultural. Também encontramos livros didáticos e paradidáticos que são curtos e podem te auxiliar na pesquisa.
Enfim, é possível perceber que as fontes são inúmeras e é sempre bom fazermos uso do maior número disponível e cruzarmos informações. A leitura é sempre fundamental antes da elaboração de um trabalho! A pesquisa, portanto é o primeiro passo.
O segundo é a leitura e fichamento do que foi encontrado: faça anotações em seu caderno, em folha separada, deixe em destaque o que quiser utilizar em seu trabalho, dê destaque também para o que @s autor@s mais abordam em seu texto.
O terceiro e último passo é a escrita: capriche! Faça um trabalho completo: com introdução, desenvolvimento, considerações finais. Faça citações de diversos autores (isto é, enriqueça seu texto com as informações colhidas e cruzadas dos sites, livros, etc.), coloque imagens (fotografias, pinturas, charges) ou músicas, poemas, o que for possível e necessário em seu trabalho e faça análise delas! Escreva porque você as escolheu e como elas se relacionam com seu trabalho, coloque informações como nomes dos autores, ano de produção e país. Isto deixará seu trabalho completo e incrementado!
Por fim, coloque as referências utilizadas segundo as normas da ABNT, isto é, explicite de onde você retirou suas informações, faça uma capa para o mesmo e corrija a ortografia e se seu texto se encontra em consonância com as normas padrões da Língua Portuguesa.
esta maneira seu trabalho estará completo e muito bem feito!
Dois livros podem te ajudar em trabalhos acadêmicos, tenha os sempre por perto, sobretudo quando você já estiver na Universidade, em um curso superior:
Primeiramente o livro “Como se faz uma tese” de Umberto Eco que pode te dar um “mapinha”, uma estrutura de como seu texto deve ser feito.
Outro é o livro o “Guia para normalização de publicações técnico científicas” que pode te auxiliar com as regras da ABNT e como colocar nas normas corretas seu trabalho.
Espero com este texto ter auxiliado você na elaboração de seus trabalhos. Agora, mãos à massa!
Por Aline Ferreira Antunes
0 comentários:
Postar um comentário