Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O significado da caveira



A caveira tem diversos significados culturais em diferentes religiões. No católicismo,  a caveira tem como significado da morte (morte humana) que simboliza a vulnerabilidade da vida, a morte física que transparece também a visão de penitência¹. Ela também é simbolo do sacrificio em algumas celebrações: por exemplo, nas imagens de São Geraldo a caveira é vista pousada sobre uma pedra do altar ou ao lado do santo que simboliza esta visão sobre a morte. Às vezes, em crucifixos também existe a imagem da caveira na base da cruz e, em algumas missas, é colocada sob o altar que retrata Jesus Cristo que oferece a sua morte como sacrifício para a remissão dos pecados da humanidade.


A foto acima, tirada do portal da igreja de São Frascisco na cidade de São João Del Rei - MG, mostra um anjo querubim (anjo que tem apenas duas asas) segurando uma caveira nas mãos que transparece a vida e a morte. O anjo com a caveira na mão tem o fim de também representar o significado da morte, transmitindo a mensagem: que a morte e a única certeza que o ser humano tem em vida, representando que a vida passa e a morte é certa.

As caveiras também até o século XVIII apareciam em serviços funerários cristãos mais uma vez com o significado do fim da vida humana.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Volta às aulas!


Olás, Olás,

É com muita alegria que damos as boas vindas novamente às atividades do PIBID para este segundo semestre!!!!!

Nossa equipe retorna às atividades na escola juntamente com as atividades da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Vocês já estão prontos para mais um semestre de aulas, atividades e muito estudo? Já montaram seu cronograma de estudos e de lazer? Já estão preparados para concluírem com muito sucesso o ano de 2015? Aqui vão algumas dicas para se organizarem sobretudo na escola!

Façam um cronograma de estudos de segunda à sábado de acordo com sua agenda, colocando seus compromissos principais como trabalho, aulas em horário extra-turno primeiro. Depois encaixe tempos de estudo para as matérias estudadas na escola: coloque as mais difíceis para você em um horário no qual está mais ligado/a! No qual você considera ser melhor para estudo. Depois encaixe as que tem menos dificuldade de compreensão.

Tenha sempre em mente que o cronograma de estudos não é engessado, ou seja, você pode fugir dele eventualmente. Mas é eventualmente! É preciso ter disciplina para garantir que você consiga chegar ao seu objetivo final.

Quando for estudar, deixe já separado o que precisará, assim você evita a dispersão, ficar se levantando a todo momento pode atrapalhar. Nós demoramos um pouquinho para entrarmos no pique dos estudos e se toda hora que conseguirmos concentrar precisarmos levantar, não conseguiremos chegar nem ao fim do dia bem dispostos.

Lembre-se sempre que a vida não é só estudo, então você precisa deixar tempo para o seu lazer no seu cronograma e também tempo suficiente para o sono. Uma mente descansada trabalha bem melhor.

Por último, se você perceber que em casa não está conseguindo um rendimento bom e que não consegue se concentrar, procure outro local para o estudo, onde você não terá as distrações que tem em casa!

A última dica é o estudo em grupo ou duplas. Sempre que estiver com dificuldades, una forças afinal duas cabeças pensam melhor do que uma!

Prestar atenção às aulas, às explicações de cada professor/a é fundamental, mas se não praticarmos em casa um mínimo que seja, não teremos um bom desempenho.

Bons estudos e bom semestre de estudos. Se precisarem de ajuda com a disciplina de história nós bolsistas do PIBID História estamos aqui e oferecemos monitorias às quintas-feiras!!!!!